segunda-feira, 20 de abril de 2009

Informática aliada à escola

Qual o objetivo das aulas de informática nas escolas públicas?

Existe o ProInfo que é um projeto que visa promover o uso pedagógico de tecnologias da informação relacionadas a conteúdos educacionais nas escolas públicas de todo o Brasil.



O objetivo de aliar informática à educação é:

  • preparar os alunos para interagir num mundo informatizado;

  • oferecer, no contexto educacional, experiências de aprendizagem por meio da informática, em que utilizemos as potencialidades tecnológicas para torná-las importante recurso pedagógico; não simplesmente aprender informática, mas sim, com a informática.


http://www.youtube.com/watch?v=XtTVOfAHX0g&feature=related">

Saiba mais sobre o Acordo Ortográfico


Acesse o site do Ig Educação e fique por dentro das novas regras ortográficas.

http://educacao.ig.com.br/acordo_ortografico/

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ensino Fundamental

Estamos diante de uma sociedade que aprende construindo seu próprio conhecimento e com professores articuladores desse conhecimento, e se desenvolve de forma diferente de que vivíamos a alguns anos atrás.

Mas essa evolução educacional gera incertezas e conflitos, quando deparamos com determinadas tecnologias, e a competividade no mercado de trabalho, sentimos que as mudanças devem andar a passos largos, as alterações na vida das pessoas requerem rápidas adaptações por parte dos educadores.

E interessante notar que, a educação nesta nova era precisa da participação de todos os agentes educativos da escola, com especial destaque para o papel do professor de Ensino Fundamental, para que a mudança se efetive há necessidade de superar as dificuldades de conteúdos curriculares fora da realidade da escola. Portanto a escola que planeja em reduzir a taxa de evasão escolar, e a repetência deve estar envolvida com o ensino aprendizagem, antes de mais nada deve avaliar práticas políticas pedagógicas e buscar elaborar projeto de atuação envolvendo educador e educando para caminhar na mesma direção.

A relação educativa é uma relação política, por isso a questão da democracia se apresenta para a escola assim como para a sociedade. Essa relação se define na vivência da escolaridade em sua forma mais ampla, desde a estrutura escolar, bem como a escola se insere e se relaciona com a comunidade, nas relações entre os trabalhadores da escola, na distribuição de responsabilidades e poder decisório, nas relações entre professor e aluno, no reconhecimento dos alunos como cidadãos, na relação com o conhecimento.

O Ensino Fundamental é o período em que as crianças iniciam a vida escolar, onde aprendem a se disciplinar, respeitando as normas, e estabelecendo relações de vivência, mas a escola deve trabalhar de uma forma diferenciada para atender a todos, e aprenda com gosto e desperte o prazer em descobrir coisas novas.O lúdico deve estar presente no dia-a-dia da criança principalmente nas séries iniciais, para que possa formalizar seus conhecimentos.

Através de projetos a escola busca desenvolver na criança o raciocínio de forma criativa e seja capaz de associá-la com sua realidade. Veja alguns deles:
O Ensino Fundamental é o período em que as crianças iniciam a vida escolar, onde aprendem a se disciplinar, respeitando as normas, e estabelecendo relações de vivência, mas a escola deve trabalhar de uma forma diferenciada para atender a todos, e aprenda com gosto e desperte o prazer em descobrir coisas novas. O lúdico deve estar presente no dia-a-dia da criança principalmente nas séries iniciais, para que possa formalizar seus conhecimentos.

Projeto os animais

  • Identificar diferentes tipos de animais e seu habitat;
  • Identificar os animais úteis e que causam prejuízos ao homem;
  • Diferenciar animais domésticos e selvagens;
  • Reconhecer a importância dos animais para o homem e sua convivência com o meio;
  • Identificar os animais quanto ao tipo de pele e quanto o número de patas, e sua locomoção.
  • Imitar e identificar sons de animais;
  • Despertar através de música a expressão corporal;
  • Desenvolver a leitura de gravuras;
  • Socialização de trabalhos realizados;
  • Ouvir, interpretar histórias relacionadas ao tema.

Desenvolvimento

Músicas, poesias, jogos de memória, cruzadinhas, caça-palavras, labirintos, quebra-cabeça, pesquisa, matemática divertida, colagem, liga-pontos, produção de texto coletivo, advinhas, listagens para classificação de animais, teatro de sombras, fantoches.

Atividades

Contar a história do nascimento da borboletinha

Montar painel referente á história;

Interpretação oral da história;

Atividade coletiva;

Atividade matemática (contagem de letras) de personagens da história;

Confeccionar uma lagartixa (dobradura)

Caçador procurando animais desenvolvendo a observação;

Animais esquisitos, montando animais diferentes (quebra cabeça).

Pesquisa referentes aos diferentes tipos de animais.

Confeccionar bichos com rolos de papel higiênico, borboleta com papel dobradura e o poema de Vinicius de Moraes.

Montar uma centopéia, usado jornal.

Maquete: Diferenciar os animais domésticos, selvagens, mamíferos e ovíparos.

Confeccionar livrinho

CAPA: colando figuras de animais.

DEBATE E DESENHO: animal de estimação de cada criança.

Cuidados com cada animal de estimação.

Casinha do cachorro: as crianças montam uma casinha com palito de picolé e pintam com tinta guache.

Advinha e quebra cabeça.

Explorando a história a arca de Noé: questionamento, qual o animal que eles levariam e qual não levariam.

Música: O meu galinho, cantar, dramatizar, e fazer a dobradura do galo.

Música: O pintinho amarelinho, pintar com tinta guache o pintinho e montar, enfatizar as figuras geométricas.

Dobraduras de animais: gato, cachorro, porco, elefante, baleia.







Ensino Médio

Analisado a nossa clientela estudantil, cabe dizer que os nossos jovens, com uma disparidade de idade notável, onde, grande maioria faz da escola um local de estudo e busca de conhecimentos, para outros ela serve de válvula de escape para os problemas enfrentados no dia –a- dia.

Portanto a construção de uma sociedade com um projeto de vida nacional popular de desenvolvimento e de uma efetiva democracia de massa = espaço que oferece uma materialidade de condições adjetivas e subjetivas para a escola unitária só pode ser conseguida mediante um processo histórico de luta no espaço das contradições concretas dessa sociedade. O novo não surgirá do nada, de forma instantânea ou da cópia de outras sociedades. O elemento objetivo desse processo é a luta concreta que se efetiva entre os diferentes grupos sociais portadores de interesses inconciliáveis, mesmo que poucos tenham consciência disso.

Com a LDB em estudo, fez-se uma síntese deturpada ao longo do processo de negociação do projeto original. Savian, afirma que há necessidade de uma proposta de reforma, onde deve estar em consonância com o atual contexto da sociedade.

O avanço tecnológico, a exigência da mão de obra braçal qualificada e o mercado de trabalho, exigem uma melhor qualificação e melhor formação da clientela. Cabe a escola planejar, mudar, reformular o currículo conforme a necessidade da clientela, para torná-la mais atraente, contextualizada e venha contribuir com as necessidades do educando.

Uma, entre tantas outras ações concretas que a escola planejou deu certo e que veio de encontro com o esperado da clientela foi:

Na sua primeira edição e Escola de Educação Básica Inspetor Eurico Rauen, mobilizou alunos, pais e professores com o Festim Rauen. Festim Rauen é um festival de música que envolveu toda a escola no período matutino, com o objetivo de revelar talentos musicais e incentivar quem gosta de cantar e demonstrar seus talentos. O evento foi organizado pelos próprios alunos, alguns deles trouxeram instrumentos e acompanhados pelos professores de artes, educação física, direção e os pais também deram todo o apóio, ficou uma apresentação maravilhosa. Essa iniciativa não deixou por menos, deu asas à criatividade e logo alguns deles se inscreveram em concursos com resultado classificatório.


Gincana - 2009


Aguardem Informações!

A Escola

A Escola Eurico Rauen iniciou suas atividades no ano de 1968.

Primeiramente funcionava em um prédio alugado, e seu nome é devido ao fato de Eurico ser um corretor, que assumiu como inspetor da escola.

Na época funcionava apenas o ensino fundamental de primeira a quarta série.

Mais tarde devido a um grave incêndio, que destruiu todo o prédio e documentação, a escola passou a funcionar em outro bairro, onde se localiza até hoje ( R JOSEFINA HENN, 195, VIDEIRA, SC ).

Conta com 1150 alunos de pré a ensino médio, funcionando em três turnos. Tendo 64 professores e assistentes técnicos pedagógicos, dois diretores.

A Escola possui uma APP (Associação de Pais e Professores) atuante, sempre dedicada a melhorar a comunidade.

O conselho deliberativo é formado por segmentos de toda comunidade escolar, onde busca parcerias com organizações não governamentais. Tem sua função de participar nas decisões estabelecidas pela escola, acompanha o processo de avaliação dos alunos e apóia as questões de conflito. Tornando a Escola um ambiente democrático e autônomo, desenvolvendo assim uma melhor qualidade na educação.