segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ensino Fundamental

Estamos diante de uma sociedade que aprende construindo seu próprio conhecimento e com professores articuladores desse conhecimento, e se desenvolve de forma diferente de que vivíamos a alguns anos atrás.

Mas essa evolução educacional gera incertezas e conflitos, quando deparamos com determinadas tecnologias, e a competividade no mercado de trabalho, sentimos que as mudanças devem andar a passos largos, as alterações na vida das pessoas requerem rápidas adaptações por parte dos educadores.

E interessante notar que, a educação nesta nova era precisa da participação de todos os agentes educativos da escola, com especial destaque para o papel do professor de Ensino Fundamental, para que a mudança se efetive há necessidade de superar as dificuldades de conteúdos curriculares fora da realidade da escola. Portanto a escola que planeja em reduzir a taxa de evasão escolar, e a repetência deve estar envolvida com o ensino aprendizagem, antes de mais nada deve avaliar práticas políticas pedagógicas e buscar elaborar projeto de atuação envolvendo educador e educando para caminhar na mesma direção.

A relação educativa é uma relação política, por isso a questão da democracia se apresenta para a escola assim como para a sociedade. Essa relação se define na vivência da escolaridade em sua forma mais ampla, desde a estrutura escolar, bem como a escola se insere e se relaciona com a comunidade, nas relações entre os trabalhadores da escola, na distribuição de responsabilidades e poder decisório, nas relações entre professor e aluno, no reconhecimento dos alunos como cidadãos, na relação com o conhecimento.

O Ensino Fundamental é o período em que as crianças iniciam a vida escolar, onde aprendem a se disciplinar, respeitando as normas, e estabelecendo relações de vivência, mas a escola deve trabalhar de uma forma diferenciada para atender a todos, e aprenda com gosto e desperte o prazer em descobrir coisas novas.O lúdico deve estar presente no dia-a-dia da criança principalmente nas séries iniciais, para que possa formalizar seus conhecimentos.

Através de projetos a escola busca desenvolver na criança o raciocínio de forma criativa e seja capaz de associá-la com sua realidade. Veja alguns deles:
O Ensino Fundamental é o período em que as crianças iniciam a vida escolar, onde aprendem a se disciplinar, respeitando as normas, e estabelecendo relações de vivência, mas a escola deve trabalhar de uma forma diferenciada para atender a todos, e aprenda com gosto e desperte o prazer em descobrir coisas novas. O lúdico deve estar presente no dia-a-dia da criança principalmente nas séries iniciais, para que possa formalizar seus conhecimentos.

Projeto os animais

  • Identificar diferentes tipos de animais e seu habitat;
  • Identificar os animais úteis e que causam prejuízos ao homem;
  • Diferenciar animais domésticos e selvagens;
  • Reconhecer a importância dos animais para o homem e sua convivência com o meio;
  • Identificar os animais quanto ao tipo de pele e quanto o número de patas, e sua locomoção.
  • Imitar e identificar sons de animais;
  • Despertar através de música a expressão corporal;
  • Desenvolver a leitura de gravuras;
  • Socialização de trabalhos realizados;
  • Ouvir, interpretar histórias relacionadas ao tema.

Desenvolvimento

Músicas, poesias, jogos de memória, cruzadinhas, caça-palavras, labirintos, quebra-cabeça, pesquisa, matemática divertida, colagem, liga-pontos, produção de texto coletivo, advinhas, listagens para classificação de animais, teatro de sombras, fantoches.

Atividades

Contar a história do nascimento da borboletinha

Montar painel referente á história;

Interpretação oral da história;

Atividade coletiva;

Atividade matemática (contagem de letras) de personagens da história;

Confeccionar uma lagartixa (dobradura)

Caçador procurando animais desenvolvendo a observação;

Animais esquisitos, montando animais diferentes (quebra cabeça).

Pesquisa referentes aos diferentes tipos de animais.

Confeccionar bichos com rolos de papel higiênico, borboleta com papel dobradura e o poema de Vinicius de Moraes.

Montar uma centopéia, usado jornal.

Maquete: Diferenciar os animais domésticos, selvagens, mamíferos e ovíparos.

Confeccionar livrinho

CAPA: colando figuras de animais.

DEBATE E DESENHO: animal de estimação de cada criança.

Cuidados com cada animal de estimação.

Casinha do cachorro: as crianças montam uma casinha com palito de picolé e pintam com tinta guache.

Advinha e quebra cabeça.

Explorando a história a arca de Noé: questionamento, qual o animal que eles levariam e qual não levariam.

Música: O meu galinho, cantar, dramatizar, e fazer a dobradura do galo.

Música: O pintinho amarelinho, pintar com tinta guache o pintinho e montar, enfatizar as figuras geométricas.

Dobraduras de animais: gato, cachorro, porco, elefante, baleia.







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