No dia 10 de junho de 2009 representantes da nossa escola participaram do I Fórum Municipal de Combate ao Trabalho Infantil.
No decorrer do encontro foram expostos trabalhos de alunos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).
No Brasil a exploração infantil começou com a vinda do capitalismo, onde as crianças , principalmente negros e Índios, eram obrigados a fazerem longas jornadas de trabalho nas indústrias.
Para muitas pessoas ainda não está clara a questão de aprender a trabalhar e exploração de trabalho infantil.
"Aprender a trabalhar não pode ser confundido com obrigar a trabalhar" . Podemos exemplificar alguns casos como crianças que são obrigadas a trabalhar para tirar seu próprio sustento ou são obrigadas a serem mantenedoras da família, sem ter direito a estudar e a brincar.
Muitas crianças são escravizadas realizando tarefas de adultos, como cuidar dos irmãos, se prostituindo e os casos de pedofilia, trabalhos ilicítos como a utilização de crianças para a venda de drogas.
Citou-se algumas interferências no desenvolvimento da criança:
No decorrer do encontro foram expostos trabalhos de alunos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).
No Brasil a exploração infantil começou com a vinda do capitalismo, onde as crianças , principalmente negros e Índios, eram obrigados a fazerem longas jornadas de trabalho nas indústrias.
Para muitas pessoas ainda não está clara a questão de aprender a trabalhar e exploração de trabalho infantil.
"Aprender a trabalhar não pode ser confundido com obrigar a trabalhar" . Podemos exemplificar alguns casos como crianças que são obrigadas a trabalhar para tirar seu próprio sustento ou são obrigadas a serem mantenedoras da família, sem ter direito a estudar e a brincar.
Muitas crianças são escravizadas realizando tarefas de adultos, como cuidar dos irmãos, se prostituindo e os casos de pedofilia, trabalhos ilicítos como a utilização de crianças para a venda de drogas.
Citou-se algumas interferências no desenvolvimento da criança:
- Físico: lesões, má formação, doenças, deformidades físicas.
- Emocional: dificuldade em estabelecer vínculos afetivos, maus tratos.
- Social: afastamento de pessoas da mesma idade , exigindo-se maturidade.
Palestra ministrada por : Maria Eneida Ferlin Dresch
ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO
ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO
- Ministério do trabalho
- Ministério público
- Conselho Tutelar
PROGRAMAS DE APOIO
- Bolsa família
- Peti
" A educação é gratuita e é direito essencial para redução do trabalho infantil".
" A criança deve e pode ajudar em casa, mas com as suas limitaçoes e consciência de que elas precisam estudar e brincar para desenvolver-se bem, tanto fisicamente como intelectualmente."
Jacqueline Pagno Rampon
" A criança deve e pode ajudar em casa, mas com as suas limitaçoes e consciência de que elas precisam estudar e brincar para desenvolver-se bem, tanto fisicamente como intelectualmente."
Jacqueline Pagno Rampon
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