sexta-feira, 5 de março de 2010

Pesquisa de filosofia

Pensar diferente, analisar, romper paradigmas, esta é a proposta principal das aulas de filosofia.
Quando se pesquisa sobre um filosofo, suas teorias, sua vida adentra-se nas maiores mudanças histórico-culturais de nossa sociedade e a partir delas entender o comportamento humano, os relacionamentos, a arte, a política (...).

Galileu Galilei: a sua obra no domínio da ciência e o seu método de pesquisa constituem uma referência fundamental na viragem da ciência medieval para a do mundo moderno.

Giordano Bruno: Segundo ele Deus e matéria seriam uma mesma substância, Um dos pontos chaves de sua teoria é a cosmologia, segundo a qual o universo seria infinito, povoado por uma infinidade de estrelas como o Sol com outros planetas como a Terra contendo igualmente vida inteligente.

Nicolau Copérmico: A teoria heliocêntrica que defendeu fez por influenciar uma mudança radical e completa não só na concepção do cosmo que se tinha até então, como na própria maneira de ver o homem.

Francis Bacon: propõe a classificação das ciências em três grupos: 1º) a poesia ou ciência da imaginação; 2º) a história ou ciência da memória; 3º) a filosofia ou ciência da razão. A história ele a subdivide em história natural e história civil. Na filosofia, distingue entre a filosofia da natureza e a antropologia.

Nicolau Maquiavel foi educado em meio ao ambiente humanista do Renascimento. O teocentrismo medieval era substituído pela idéia de que o homem está em primeiro lugar, constituindo o centro de todas as preocupações. A crítica era um exercício cotidiano que se contrapunha à aceitação passiva de verdades absolutas, patrocinada pela Igreja durante séculos. Os homens cultos voltavam-se para os padrões clássicos, buscando inspiração e modelos na Grécia e Roma antigas.



Referencias: (acessos dia 05/03)
http://afilosofia.no.sapo.pt/10Galileu.htm

http://educacao.uol.com.br/biografias/giordano-bruno.jhtm

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/artigos/copernico.htm

http://educacao.uol.com.br/biografias/francis-bacon.jhtm

http://www.nicolaumaquiavel.com.br/conteudo.html

Postado: Andressa Moccelini

Nenhum comentário:

Postar um comentário